top of page

Cronograma capilar

Oi pessoal! 

Eu acho que muitos de vocês deve saber e já fazer um cronograma capilar né? Vou explicar rapidinho o que é! 

O cronograma é uma agenda que fazemos alternando as etapas de tratamento pra repor as coisas que o cabelo precisa. Essas alternâncias variam se seu cabelo está pouco/muito danificado, ou se é só "manutenção" dos fios, como no exemplo abaixo.

modelo de cronograma capilar

Ah! Vale lembrar que isso é um modelo, tá? Você vai montando o seu de acordo com as necessidades do seu beloso.

Bom, pra entender a importância do cronograma vamos ressaltar que nossas madeixas são compostas de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, enxofre que unidas formam a queratina que representa 85% da composição dos fios. O restante é 12% de água e 3% de lipídios.

Além disso, o couro cabeludo produz oleosidade que escorre pelos fios, revestindo a cutícula dos cabelos e protegendo pra evitar a perda de água e mantê-lo hidratado.

estrutura do fio de cabelo

Os processos químicos como colorações, alisamentos, permanentes, e outros, abrem as escamas do fio, fazendo com que essa hidratação seja perdida, deixando os fios porosos e danificados.

grau de porosidade do fio

"Gabs, como eu sei se meu fio tá poroso?" você me pergunta.

E eu te respondo: O primeiro aspecto visível é o frizz e a textura áspera. Mas você também pode fazer o teste abaixo pra ter mais precisão e saber em qual etapa do cronograma investir.

Coloca um fio do seu cabelo em um copo com água e observa seu comportamento.

*Se  fio boiar, a porosidade está baixa e você deve dar mais atenção à hidratação.

HIDRATAÇÃO serve para repor a água e umidade dos fios, devolvendo a maciez, maleabilidade e suavidade do cabelo.

*Se o fio ficar pela metade do líquido, a porosidade está média e o foco tem que ser na nutrição.

A NUTRIÇÃO ou (UMECTAÇÃO) é a etapa que repõe os lipídios dos fios, ou seja, a gordura. É muito importante principalmente nos cabelos cacheados e crespos já que nesses fios o óleo tem dificuldade em, digamos assim, percorrer toda a extensão do cabelo e chegar às pontas que se não forem bem tratadas apresentam um aspecto "espigado".

*O fio afundou? Porosidade alta! Manda ver na reconstrução que é disso que ele tá precisando!

RECONSTRUÇÃO serve pra recuperar as proteínas da fibra capilar, fazendo com que o cabelo retenha a hidratação.

Ah! Nos próximos posts vem uma sequência de produtos e receitinhas pra você testar aí na sua casa. Coisas que eu uso e dão muito certo pro meu cabelo. 

Pronto! Agora que você sabe pra que serve cada "passo", já pode montar seu cronograma! Aproveita e conta pra mim como ficou! 

xo 


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page